Remédios Naturais para Dormir, Saúde e Bem-Estar

A Melatonina possui contra indicações?

Antes de sabermos se a melatonina possui contra indicações é importante saber exatamente do que se trata este hormônio, preparamos um artigo super interessante e cheio de informações que vai explicar com mais detalhes o que é a melatonina, seu uso de forma sintética e se tem alguma contra indicação, acompanhe.

Melatonina O que é?

Como já citado, ela é um hormônio natural que seu corpo produz e ajuda nas funções do sono, regulando o relógio biológico. O Ciclo do sono é composto pelo tempo que permanecemos acordados e o tempo que permanecemos dormindo, em geral, 8 horas dormindo e 16 horas acordados. Também podemos encontrar a melatonina em forma sintética disponíveis como suplementos alimentares, geralmente de origem americana, a mais famosa entre elas é a Melatonina Optimum.

Melatonina e a Insonia

Melatonina e a Insonia

Em algum momento da vida as pessoas podem encontrar dificuldades em dormir. Isso pode ocorrer por diversos motivos e torna-se um grande incômodo, já que o corpo não consegue descansar como deveria devido a falta de sono e o dia seguinte acaba se tornando improdutivo.

Praticar exercícios logo antes de dormir, tirar pequenos cochilos ao longo do dia e stress dentre outros fatores estão diretamente ligados nas causas de insonia.  A idade também diminui os níveis naturais de melatonina que são liberados, contribuindo também para noites de sono mal dormidas.

A melatonina entra como uma forte aliada para quem sofre deste mal, ajudando a regular o sono de forma natural. É importante dizer que luzes de Smartphone e também de TV são altamente prejudiciais e bloqueiam a produção de melatonina, então se você já sofre com problemas para dormir, ao tomar a melatonina lembre-se de imediatamente ir deitar, de preferencia em um ambiente totalmente escuro.

DOSAGEM

A melatonina é considerada um tratamento eficaz para a desaceleração e pode ajudar a dormir durante os momentos em que você normalmente não deveria estar acordado.

As doses que costumam dar mais efeitos variam de 3 à 5mg. Apesar de existirem produtos com dosagem maior não são aconselháveis pois geram efeitos colaterais como dor de cabeça, leseira no dia seguinte e deixam os níveis excessivamente elevados de melatonina fisiológica.

Nos EUA a venda de melatonina é liberada sem qualquer tipo de receita médica, já no Brasil, é possível comprar ela legalmente apenas com receita, apesar de que algumas pessoas importam ela dos EUA e revendem no Brasil. As mais comuns no Brasil são a Melatonina 3mg e a de 5mg.

MELATONINA PARA CRIANÇAS

Os pais podem considerar usar melatonina para ajudar seu filho com problemas para dormir. É extremamente importante que o uso de melatonina para o seu filho seja orientado por um pediatra ou outro especialista em sono médico. A insônia ou outros distúrbios do sono em crianças devem sempre ser avaliados por um profissional médico.

CONTRA INDICAÇÕES

Apesar de ser um suplemento de uso totalmente seguro, pessoas com algumas enfermidades devem consultar seu médico antes de fazer o uso por conta própria, tais como:

  • Diabetes
  • Depressão
  • Que tomam algum tipo de anticoagulante
  • Pressão Alta ou Baixa
  • Gestantes e nutrizes também deve evitar o uso deste produto

A MELATONINA É UM SUPLEMENTO SEGURO?

Sim, a melatonina é um suplemento seguro quando usado no curto prazo, e em geral os efeitos colaterais não acontecem. A segurança da melatonina a longo prazo não foi estudada ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *