Remédio natural para gastrite, Remédios Naturais

Melhor remédio natural para gastrite

remédio natural para gastrite

A gastrite é uma inflamação, infecção ou erosão mucosa do estômago, um dos órgãos pertencentes ao sistema digestivo, que é o que recebe tudo aquilo que ingerimos. Leia e descubra o remédio natural para gastrite mais indicado para você.

Quando a fraqueza da barreira mucosa que defende a parede estomacal deixa que os sucos digestivos produzidos pelo estômago provoquem prejuízos ao tecido que encobrem o órgão é que ocorre a gastrite.

Essa fraqueza é gerada pela bactéria Helicobacter pylori, que se instala no organismo, mais propriamente nos ambientes ácidos e, se não tratada corretamente, pode vir a causar câncer no estômago. 

Os tipos de gastrite

remédio natural para gastrite

Gastrite crônica

A gastrite crônica ocorre quando a mucosa sofre contato com infecções bacterianas virais e elementos que causam irritação.

Ela é mais difícil de ser detectada pela falta de sintomas, sendo notada apenas quando o indivíduo sofre alguma crise.

Neste contexto, ela é dividida em três fases: a gastrite superficial, onde a parede do estômago é atingida apenas em parte, a gastrite atrófica, quando a inflamação na parede estomacal encontra-se em estado avançado e a atrofia gástrica, quando a parede do estômago é atingida por completo.

remédio natural para gastrite - lactobacilos

Em todos estes casos, é importante detectar a doença e iniciar um tratamento assim que ela for detectada, já que ela pode em alguns anos tornar-se um câncer se não tratada. 

Causas da gastrite

A gastrite pode se desenvolver no corpo por conta das seguintes causas:

  • Stress;
  • Hábito de fumar;
  • Uso excessivo de analgésicos;
  • Excesso de pimenta na comida;
  • Bebidas alcoólicas em excesso;
  • Uso de drogas;
  • Enfraquecimento do estômago por conta da idade avançada.

Sintomas da gastrite

No início, o sintoma pode ser apenas uma dor no estômago, semelhante à azia, que pode se tornar mais constante e intensa, a ponto da pessoa encontrar dificuldades até mesmo para andar.

Em alguns casos, é necessário fazer biópsia para encontrar um diagnóstico mais preciso. Além disso, é possível listar outros sintomas da gastrite:

  • Cansaço;
  • Perda de peso;
  • Gases
  • Ânsia de vômito;
  • Dores de cabeça;
  • Dores abdominais;
  • Enjoos;
  • Vômito de sangue.

Tratamento Natural para Gastrite

É necessário consultar um clínico geral, que posteriormente irá indicar um médico gastroenterologista. Ele deve diagnosticar qual tipo de gastrite o paciente contraiu e indicar o uso de medicamentos específicos como antiácidos, omeprazol, iansoprazol, esomeprazol, antibióticos, amoxilina, digestil, pantoprazol, e etc.

Confira outros remédios naturais

Neste caso, é indicado interromper imediatamente o fumo, uso de bebidas alcoólicas, além de adotar uma rotina de alimentação mais saudável, acrescentando na dieta algum remédio natural para gastrite e evitando, por exemplo a carne vermelha e alimentos que atacam as paredes estomacais.

Remédio natural para gastrite

No caso da gastrite, existem certos tipos de remédios caseiros que são ótimas opções para combater e prevenir a doença, como listamos abaixo:

Bolacha água e sal

remédio natural para gastrite - bolacha agua e sal

Quando o estômago fica vazio, ele é mais propenso a ter suas paredes corroídas, agravando a ferida causada pela gastrite. Então, para manter o estômago em funcionamento, mas de forma leve, a bolacha de água e sal é uma ótima opção.

Chá de hortelã

remédio natural para gastrite - cha de hortela

Capaz de reduzir a acidez do estômago, o chá de hortelã é um grande aliado para melhor funcionamento da digestão. Um remédio natural para gastrite que é barato e simples de preparar.

Suco de Aloe Vera

remédio natural para gastrite - aloe vera

com poderosos efeitos cicatrizantes, a aloe vera, também conhecida como a babosa, possui efeito cicatrizante no estômago, fazendo de seu suco mais um poderoso remédio natural para gastrite.

Lactobacilos

remédio natural para gastrite - lactobacilos

No caso dos lactobacilos, eles possuem as chamadas “bactérias boas”, aquelas necessárias para o organismo. Quando a gastrite ataca o indivíduo, ela age eliminando essa bactérias boas, fazendo com que o tecido não se recupere.

Presente em iogurtes, é um remédio natural para gastrite simples de encontrar e com ótimo custo benefício.