Saude na Net

Sinusite tem cura – Remédio natural para sinusite

Sinusite tem cura

Sabe aquele resfriado ou alergia que demora para curar? Isso pode ser sinusite. A sinusite nada mais é que uma inflamação das atividades sinusais ou mucosa dos seios da face. Mas calma, sinusite tem cura.

Causada por bactérias e fungos,  ela vem de um simples resfriado, irritação ou alergia causada por poluição. Porém, no caso desta doença, é necessária uma medicação diferenciada e acompanhamento médico, afim de evitar maiores complicações.

Drenado diretamente para o nariz, o muco produzido na cavidade dos seios paranasais fica inflamado, interrompendo a comunicação destes seios com o nariz, que fica obstruído pelo inchaço da mucosa.

 

Sinusite tem Cura – Confira os Tipos de sinusite

A sinusite pode ser aguda ou crônica. A sinusite aguda é a mais comum, já a crônica ocorre como uma complicação da sinusite viral, casando obstrução dos ofícios de drenagem dos seios paranasais, causando o acúmulo de secreção e propiciando a colonização da bactéria.

Em todos os casos, é imprescindível que o diagnóstico seja feito por um otorrinolaringologista, para que o tratamento possa ser feito da forma correta.

Sinusite tem cura – Sintomas da sinusite aguda

Sintomas da sinusite crônica

Semelhantes aos sintomas da sinusite aguda, os sintomas da sinusite crônica podem estar presentes com algumas variações: tosse mais contante, em alguns casos, ausência de febre e de dor nos seios da face, e etc.

Tratamento da sinusite

Basicamente, o tratamento da sinusite é feito pelo uso de analgésicos, antibióticos, dependendo de onde foram encontrados os germes, e remédios que ajudam a tornar o local mais permeável.

Além disso, algumas medidas podem ser tomadas, afim de evitar que o indivíduo contraia a doença, principalmente àqueles que vivem em ambientes de temperaturas muito baixas ou com grande maiores elevações climáticas.

Por exemplo, ingerir bastante água (cerca de 2 litros por dia) e evitar infecções virais, cuidando permeabilidade nasal em casos de virose.

Confira outros remédios naturais

Para que isso ocorra, é indicada a diluição das secreções com soro fisiológico para que elas sejam eliminadas com maior facilidade, diluindo a secreção.

Indivíduos com desvios septais são mais propensos a adquirirem a doença, devendo evitar, por exemplo, o ar condicionado, que são os responsáveis por ressecar as mucosas, contaminando os seios da face.

Remédio natural para sinusite

Calma, sinusite tem cura. também existem opções naturais e caseiras que podem ajudar a evitar a sinusite, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Abaixo, listamos alguns deles:

Vinagre de maçã

Ideal para o uso no início de alergias, gripes e resfriado, o vinagre de maçã é um perfeito remédio para sinusite. Ele tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anti-inflamatórias que auxiliam no tratamento de infecções.

Cebola

Ótimo descongestionante, a cebola é outro remédio natural para sinusite que combate bactérias e fungos, graças a seus compostos de enxofre. É indicado picar a cebola, colocar em uma panela com água, ferver e inalar o vapor por alguns minutos.

Alho

Bastante eficaz quando a sinusite é causada por fungos, o alho possui propriedades que combatem as infecções. Pique o alho, coloque em uma panela com água, ferva e inale o vapor por alguns minutos.

Gengibre

O gengibre é mais um remédio natural para sinusite que possui substâncias antivirais, anti-inflamatórias e antibióticas.

Ele auxilia a inibição das mucosas, garantindo uma motilidade ciliar nasal normal. É ideal cortar o gengibre em fatias, misturar com água fervida, misturar com mel e limão ingerir cerca de 3 vezes ao dia.

Açafrão

Ótimo para tratar infecções e congestão, o açafrão possui o curcumina, que nada mais é que um ativo que ajuda a limpar as vias respiratórias e o inchaço na cavidade sinusal, ou seja, mais uma boa opção de remédio natural para sinusite. Adicione uma pitada de açafrão na água, leite ou chá e beba por alguns dias.