Plantas Medicinais

Tribulus Terrestris – Para que serve? Tem Contra indicações?

O Tribulus Terrestris que também é conhecido como punção videira, é um planta nativa de partes da Europa Tropical, Ásia, Autrália e também de áreas tropicais da África, usada em muitas partes do mundo para tratar várias condições médicas. Apesar de ser uma erva milenar, tiveram poucas pesquisas com humanos, porém, usuários garantem um aumento na produção de testosterona com esta erva. Neste artigo vamos tirar algumas dúvidas comuns, acompanhe.

PARA QUE SERVE

A erva  pode e tem sido usada para diversas pessoas com objetivos diferentes, os mais famosos são:

Aumento da Libido

Testes que foram realizados em camundongos normais e castrados mostraram que o Tribulus Terrestris (TT) é efetivo como impulsionador de libido. Dois grupos de ratos, ambos incluídos o normal e o castrado, estiveram envolvidos no experimento. O primeiro grupo recebeu água que continha TT enquanto o outro recebeu um placebo. Os ratos que estavam no TT se tornaram mais sexualmente ativos. Isso incluiu os camundongos normais e castrados. O grupo que recebeu o placebo não mostrou alterações na libido.

Aumento da Massa Muscular

Um estudo na Austrália teve jogadores de rugby em dois grupos. Um tomou TT e o outro não. Ambos os grupos fizeram exercícios similares durante 5 semanas. A massa muscular em ambos era a mesma no final do período experimental.

BENEFÍCIOS

Os benefícios desta erva vão muito além de simplesmente aumentar a libido. Estudos revelaram que o Tribulus Terrestris pode ser benéfico para aqueles que têm problemas com o desequilíbrio hormonal. Regulando e voltando ao normal os níveis hormonais.

EFEITOS COLATERAIS

Quando tomado em dosagem normal, o tribulus não tem efeitos colaterais. Porém dosagens superiores as recomendadas podem fazer você ficar inquieto e ter problemas para dormir à noite. Além disso, algumas pessoas relatam se sentir mais quentes do que o normal.

Se você esta sentindo algum desses efeitos, reduza a dose que esta consumindo.

DOSAGEM RECOMENDADA

Para evitar qualquer efeito colateral, você deve tomar no máximo 1250mg de tribulus ao dia. Sendo o recomendado na maioria dos casos 750mg. O melhor horário para tomar é antes de dormir e/ou ao acordar, podendo fracionar suas doses nesses horários, por exemplo, uma porção ao acordar e duas antes de dormir.

O Ideal ainda é tomar um ciclo de tribulus terrestris , utilizando ele por oito semanas ( 2 meses ) e fazendo uma pausa entre duas a quatro semanas. Podendo retornar o uso após isto.

TRIBULUS EM MULHERES

Apesar de não muito divulgado, estudos demonstram que o TT também aumenta a libido em mulheres. Alguns estudos sugeriram que ele funciona melhor que a terapia hormonal. As mulheres que tomaram recuperaram a ovulação regular, melhoraram a fertilidade e tiverem diminuição nos sintomas da menopausa.

O que podemos concluir é que indivíduos que têm problemas com a libido podem usar o Tribulus Terrestris para resolver este problema. Ele também é útil para pessoas que precisam melhorar a fertilidade. Mesmo sendo óbvio, nunca é de mais lembrar que o uso deve ser feito preferencialmente sob prescrição e cuidados médicos.